Os acadêmicos de Ciências da Religião do Centro Universitário Municipal de São José/SC (USJ), com a coordenação do professor mestre de filosofia Evandro O. Brito, participa do grupo de estudos sobre a Escola de Alexandria, vendo que o contexto filosófico do século I d.C. ao V d.C. (início da Idade Média) é pouco discutido e pesquisado, procuramos por meio da Escola de Alexandria compreender o conhecimento histórico e filosófico que ela tem a nos demonstrar.
Vemos que existem estudos sobre as Escolas pré-socráticas como: Escola de Mileto, Escola Pitagórica, Escola Efésica, Escola Eleática e Escola Atomista.
Escolas socráticas: Platonismo - Academia (Platão), Escola Peripatética - Liceu (Aristóteles), Escola Cirenaica, Escola Megárica, Escola de Elis e Cinismo.
Escolas helenísticas: Epicurismo, Estoicismo, Ceticismo, Pirronismo e Neoplatonismo.
Mas quando "chegamos" no século I d.C. os estudos param e as pesquisas não são suficientes para abordar a história e a filosofia destes cinco séculos (I ao V d.C.). Assim estudaremos a Patrística Cristã, o Gnosticismo, os Basilíades e a Filosofia pré-medieval.
Desta forma serão abordados neste blog - escolaalexandria.blogspot.com - os principais filósofos da extinta Escola egípcia (Escola de Alexandria), além dos padres, historiadores e gnósticos.
Dentre eles estão Fílon de Alexandria, Aristarco de Samos, Berossus, Cirilo de Alexandria e muitos outros, mas principalmente a filósofa e matemática neoplatônica Hipátia de Alexandria.
Para quem tiver a disponibilidade tem um filme chamado Ágora (Alexandria no Brasil) que conta uma parte do pensamento filosófico de Hipátia.
Resenha do filme:
O filme relata a história de Hipátia (Rachel Weisz), filósofa e professora em Alexandria, no Egito entre os anos 355 e 415 da nossa era. Única personagem feminina do filme, Hipátia ensina filosofia, matemática e astronomia na Escola de Alexandria, junto à Biblioteca. Resultante de uma cultura iniciada com Alexandre Magno, passando depois pela dominação romana, Alexandria é agitada por ideais religiosos diversos: o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convive com o judaísmo e a cultura greco-romana.
Hipátia tem entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, e Sinésius, adepto do cristianismo. Seu escravo Davus também a ama, secretamente. Hipátia não deseja casar-se, mas se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, e sua principal preocupação, no relato do filme, é com o movimento da terra em torno do sol.
Mediante os vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderam, aos poucos, da situação, e enquanto Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus (que recebeu a alforria de Hipátia) se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cyril domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria.
Ágora |
Alexandria no Brasil |
Iniciamos os encontros em 2010-2 em salas de aula da USJ com reuniões aos sábados pela manhã e em 2011-1 nossos encontros estão sendo no Bistrô Ateliê Oficina Barroca, situado na Rua Capitão Pedro Leite, 641 - Barreiros, São José-SC, aos sábados, das 18:00 às 19:30hs. Aos que quiserem participar do Grupo de Estudos sobre a Escola de Alexandria podem entrar em contato com:
Coordenador: Evandro O. Brito - evandrobritobr@yahoo.com.br
Monitor: Rafael Henrique Gomes Botelho - rhenrigb@hotmail.com ou rafahenribotelho@yahoo.com.br
Eu vi o filme, e me estimulou bastante a querer conhecer mais...
ResponderExcluirÉ incrível como, através da história, homens e mulheres (neste caso, uma mulher)têm se levantado com garra para combater desvendar os erros da ignorância, bem como enganos e atrocidades cometidos em nome de Deus...